terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Informática Onten!!!!!

É, na verdade não foi exatamente assim que surgiu a informática e os computadores, a imagem é apenas uma forma humorística de abordar o assunto.

Conceitos Básicos

Informática, a palavra provém de informação automática.

Informática conjunto das ciências da informação, entre elas: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise e os métodos teóricos de representação do conhecimento e de modelagem de problemas

Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados.

A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema, a partir de entradas e através de um algarismo.

Ai vai um breve conceito de como surgiu a informática, esse que é um mundo incrivelmente fascinante e que certamente não irá desaparecer tão cedo.

A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco, cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia, em torno de 2400 a.C. Seu uso original era desenhar linhas na areia com rochas. A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

A primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração foi inventada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal. A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França.

Por volta do século III a.C., o matemático indiano Pingala inventou o sistema de numeração binário. ainda usado atualmente no processamento de todos computadores modernos, o sistema estabelece que seqüência específicas de uns e zeros podem representar qualquer número, letra ou imagem. Ex: 00010101.

O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Esse alemão teve sua invenção menosprezada pelos Nazistas, e seus projetos ficaram parados durante a guerra, dando a oportunidade os americanos de desenvolver seus computadores.

Foi durante a 2ª Guerra Mundial que nasceram os computadores que deram origem as que temos hoje. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente.

Em segredo, o exército norte-americano também desenvolvia seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão.

Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC)[2], capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.